ALUGUEL
É
imprescindível alugar carro nos Estados Unidos? A menos que você queira se
sentir um alienígena, sim. Nas ruas de Orlando, fora dos parques, não há viva
alma por milhas e mais milhas. Além do mais, locar um carro na América do Norte
é mais barato e mais simples que usar qualquer outro meio de transporte. A
exceção é Manhattan em New York. Ter carro ali é uma excentricidade, não há
lugar para encostar o automóvel e cinco horas em um estacionamento custam mais
do que a locação. Além disso, tudo pode ser feito a pé, de táxi ou de metrô.
Mas o fato é que o prazer de dirigir um carrão, daqueles que no Brasil só os
muito abastados têm o poder de comprar, não tem preço.
Para
alugar um carro nos EUA é necessário ter mais de 25 anos, um cartão de crédito
internacional válido (100% obrigatório) e carteira de motorista brasileira
válida. Nós brasileiros podemos dirigir qualquer carro de passeio, caminhonete,
SUVs e vans de até 15 passageiros com a habilitação brasileira comum. Se o
condutor for menor de 25 anos o seguro sai mais caro, mas pode dirigir assim
mesmo. Não convém ter mais que um motorista por carro, pois paga-se por volta
de 16 dólares por dia pelo segundo condutor. Estando lá, os documentos obrigatórios
para portar no carro são: a carteira de motorista brasileira original, o
passaporte original e os documentos do carro fornecidos pela locadora.
Não é
obrigatório ter a carteira internacional, exceção feita para quem for aos estados de Ohio e Georgia; nestes dois a carteira internacional é obrigatória. A importância da carteira
internacional, chamada de PID, é que caso ocorra um acidente, as
autoridades podem requerer a tradução da nossa carteira e com a carteira
internacional em mãos isso seria simplificado. Não ter a PID implica em perder
tempo, pois seria necessário um tradutor oficial para traduzir nossa carteira
para o inglês. Lembro que mesmo tendo a PID, é obrigatório ter a habilitação
original em mãos, pois a PID só vale com ela. A saber, para tirar uma carteira
internacional é necessário ir ao Detran e pagar uma taxa que varia de estado para estado. Isso mesmo, cada um cobra o que quer! Aqui em Salvador-BA está em torno de R$80,00 e em São Paulo mais de R$250,00. Mais
informações sobre a PID, basta acessar o site do Detran. Em Salvador o site é http://www.detran.ba.gov.br/habilitacao/passos/pid1.php
A reserva
do carro deve ser feita aqui no Brasil. Escolhemos o modelo, o plano pretendido e
fazemos a reserva sem pagar nada, podendo-se cancelar a mesma a qualquer
momento sem custo. Lá chegando apresentamos o voucher com o comprovante da
reserva, a carteira de motorista, passaporte e cartão de crédito internacional. Nesse
momento o importante é não aceitar nada a mais que o cara ofereça e
ele tenta viu? Tenta te alugar um carro de uma classe maior e mais cara, tenta
agregar outros seguros, tanque extra, motorista extra e etc. Deve-se dizer não
a tudo, pois esses acréscimos podem aumentar e muito o valor final da locação, por isso é muito importante ler o recibo que o atendente te dá para assinar e confirmar o valor final da locação para ver se foi acrescentado algo sem você pedir! Comigo, na Hertz, o atendente fez um upgrade mesmo eu dizendo não! Na hora de assinar não vi e só fui descobrir quando devolvi o carro e estranhei o valor maior e aí já era! Mantendo tudo como está na
reserva original você garante o preço já acertado. O pagamento do aluguel do
carro só é feito na devolução, mas não entra dinheiro na jogada,
você recebe um recibo com o valor final que será debitado do seu cartão,
aquele que você passou lá no começo de tudo, quando pegou o carro.
Uma
curiosidade, na locadora que geralmente faço a cotação (Alamo) é você quem escolhe o
carro no estacionamento! Eles te indicam o local onde estão os carros
relativos à classe que você reservou e lá você escolhe o modelo que melhor
te agrada. Outro detalhe, se lá chegando não tiver mais nenhum carro da classe
escolhida você pode pegar o da classe imediatamente superior sem pagar nada a
mais por isso.
Aviso
para quem tem criança pequena, nos EUA a cadeirinha é obrigatória!! Assim quem
se enquadrar na lei já sabe que tem de levar a cadeirinha do Brasil ou comprar
uma por lá (custa a partir de US$30,00). Alguns carros já têm essa
cadeirinha embutida no próprio banco, mas não temos como saber de antemão se estes
modelos estarão disponíveis. A lei diz que a criança tem que ter mais que 8
anos ou mais que 1,40 m de altura. Assim seu filho pode ter 7 anos e medir 1,50
m aí já pode usar o cinto do próprio carro ou pode ser que tenha 9 anos, mas
ainda mede 1,35 m, daí tem que usar a cadeirinha! Parece muito não? Ter que
sentar naquela cadeirinha com 8 anos, mas é a lei e é lógica, pois o que importa
para eles é se o cinto está na posição adequada e para isso a altura é mais
importante do que a idade. Um detalhe é que quando fomos Marcelo tinha 8 anos,
mas media 1,34 m, só que ele cabia direitinho no cinto do carro, daí não comprei a
cadeira.
ESTRADAS
São excelentes, bem cuidadas, bem sinalizadas, fantásticas, iguais às nossas (ká,ká,ká). As estradas possuem letras e números e os sentidos cardeais para facilitar sua locomoção: norte (N – North), sul (S – South), leste (E – East), oeste (W - West). Então se você tem de acessar a I-95 e vai para o norte, basta ficar atento à placa que indica a entrada para a I-95 N, simples assim. Na volta é só procurar a entrada para a I-95 S. Então baseado nos pontos cardeais você já sabe se está no caminho certo ou não. Outra coisa legal são as saídas das estradas, elas possuem números e letras sequenciais, então se você tem de sair na "Exit" 13 e ainda está na 7 já sabe que faltam ainda pelo menos 6 saídas antes da sua. Super fácil! E em cada saída eles informam a atual e a que virá, não tem como errar. Ah e as faixas também são numeradas, lá eles chamam faixa de "lane", portanto basta ficar atento às placas que indicam que a faixa da direita vai acabar "Right Lane Ends" ou que a faixa da esquerda é para o acesso a uma determinada rodovia "Left Lane to I-40 S" ou que a faixa 3 é para o acesso à área de descanso "Lane 3 to Rest Area" e por aí vai.
ESTRADAS
São excelentes, bem cuidadas, bem sinalizadas, fantásticas, iguais às nossas (ká,ká,ká). As estradas possuem letras e números e os sentidos cardeais para facilitar sua locomoção: norte (N – North), sul (S – South), leste (E – East), oeste (W - West). Então se você tem de acessar a I-95 e vai para o norte, basta ficar atento à placa que indica a entrada para a I-95 N, simples assim. Na volta é só procurar a entrada para a I-95 S. Então baseado nos pontos cardeais você já sabe se está no caminho certo ou não. Outra coisa legal são as saídas das estradas, elas possuem números e letras sequenciais, então se você tem de sair na "Exit" 13 e ainda está na 7 já sabe que faltam ainda pelo menos 6 saídas antes da sua. Super fácil! E em cada saída eles informam a atual e a que virá, não tem como errar. Ah e as faixas também são numeradas, lá eles chamam faixa de "lane", portanto basta ficar atento às placas que indicam que a faixa da direita vai acabar "Right Lane Ends" ou que a faixa da esquerda é para o acesso a uma determinada rodovia "Left Lane to I-40 S" ou que a faixa 3 é para o acesso à área de descanso "Lane 3 to Rest Area" e por aí vai.
A "Rest
Area" na verdade é uma saída ou uma área na estrada, onde você
encontra posto de combustível, restaurantes, lojas, hotéis, mercados,
farmácias, enfim tudo que pode precisar para manter sua viagem agradável e
segura.
PEDÁGIOS
Algumas
vezes teremos de arcar com este custo que não é tão caro como no Brasil. Uma
das estradas que iremos usar é a Ronald Reagan Turnpike que liga Miami a
Orlando. Ir por ela é muito mais rápido e tranqüilo do que pelas outras. Para
saber se uma estrada é pedagiada ou não, basta observar a placa que indica o
nome da rodovia. Caso ela tenha pedágio aparece o nome “Toll” na placa.
No
Brasil, temos dois tipos de Box de pedágio. O mais comum é o que possui um
caixa onde damos o dinheiro e recebemos o troco quando for o caso. O outro é um
automático, onde você tem um tarifador da concessionária. Nesse você não
precisa parar o carro, basta passar pelo Box que seu gasto é registrado
automaticamente e o débito vem direto em sua conta corrente. Nos EUA o mais
comum é justamente o sistema automático, assim temos que ficar atentos para
entrar no Box que aceita dinheiro e evitar problemas.
O Box
automático é identificado por uma placa escrita “Prepaid Tolls Only”. Já o que devemos entrar tem escrito “Pay Toll” e/ou “Cash Lanes”.
Evitem
passar pelo “Prepaid Tolls Only”.
Quem passar por ele sem ter o tarifador pode pagar uma multa básica de 100 dólares em
média. Virá no seu cartão de crédito assim que a locadora receber o aviso. Quem cometer esse erro, para não ter de pagar a multa, tem de ligar para a concessionária, informar o ocorrido, a placa
do carro, depositar o valor do pedágio na conta corrente deles e enviar o
comprovante pelo correio. Já viu o trabalho né?
Os outros tipos de pedágios são pagos na hora em dinheiro e identificados pelas placas de “Exact
Coins” e “Change Receipts” ou “Change Provided”.
O “Exact Coins” é o de moedas. Quem entrar
nele deve ter as moedas necessárias no valor exato e jogar as mesmas numa
espécie de cesta. Em algumas rodovias você só encontra este tipo de Box para
pagamento em dinheiro, dessa forma é aconselhável andar sempre com moedas no
valor de 1 e 2 dólares no painel do carro, prontas para uso.
Atenção que em algumas estradas, no caso a que liga New York a Philadelphia, por exemplo, encontramos apenas box com tarifador automático. Nesse caso, os últimos boxes do lado direito possuíam um local para tirar um ticket e este deve ser apresentado na saída da estrada, onde se encontra o atendente para calcular o valor devido! Parece que está virando uma tendência nos EUA de colocar na grande maioria pedágios automáticos em detrimento dos outros tipos.
Para quem quiser usar o tarifador automático é preciso verificar com a empresa onde você locou o carro, como funciona o sistema deles. A Hertz por exemplo não cobra tarifa nenhuma. Dentro do carro, atrás do retrovisor interno tem uma caixa, se você quiser usar o tarifador basta abrir a gaveta da caixa e as cobranças virão direto no seu cartão de crédito, simples assim. Em outras locadoras, pode ser cobrada além do valor do pedágio, uma taxa pelo uso do serviço. Sempre pergunte antes de usar, mesmo na Hertz, pois eles podem mudar a política de uso.
Câmbio Automático
Para quem
nunca dirigiu um carro com câmbio automático a primeira coisa é esquecer que
seu pé esquerdo existe. Portanto seu pé direito irá cuidar do acelerador e do
freio. Se possível amarre o pé esquerdo na cadeira!
Você tem
uma alavanca que é a marcha com as posições: P de “Parking”
(estacionar e desligar o carro), N de “Neutral”
(ponto morto), D de “Drive” (dirigir),
R de “Reverse“ (ré) e
1, 2 ou 3 que são as marchas de força, usadas para manter o carro com torque
constante, rebocar algo, andar na lama ou neve.
O carro
só liga se a marcha estiver em “Park”
e se você pisar no freio. A chave do carro só sai da fechadura se você colocar
a marcha em “Park”, mesmo ele
estando desligado. Para ligar o carro, você coloca a marcha em “Park”, pisa no freio e liga normalmente.
Com o pé no freio você pega a alavanca de marcha que possui um botão na lateral,
pressiona o botão e move a alavanca para “Drive”
se quiser ir pra frente ou “Reverse”
se quiser dar ré. Daí tira o pé do freio lentamente e ele já vai começar a
andar. Para parar basta pisar no freio e para acelerar basta pisar no
acelerador, só isso. Parado no sinal não precisa colocar a marcha em ponto
morto (“Neutral”), basta
ficar com o pé no freio. Quando quiser desligar o carro, você o estaciona,
coloca a marcha em “Park” e desliga. Na
meia embreagem é bem simples, quando você tiver de parar na ladeira basta pisar
no freio. Na hora de andar, ao tirar o pé do freio ele não desce ou desce bem
lentamente, aí é só acelerar mais um pouco que ele anda! Super fácil! Difícil
mesmo é tirar o hábito de tentar pisar na embreagem para trocar de
marcha e na volta para o Brasil ter de lembrar que ela existe de novo!!
Lá
usaremos bastante o aquecedor do carro. Como isso não é comum por aqui no
nordeste, as dicas básicas são:
- Colocar a saída do ar para os pés ou pés e painel frontal.
- O botão azul e vermelho controla a temperatura do ar quente. Cuidado para não exagerar e transformar o carro numa sauna. O ideal é ficar mais para morno do que quente.
BOTÃO DE EMERGÊNCIA
Esta é na verdade uma dica! Em alguns carros americanos existe um botão de emergência. O mesmo serve para entrar em contato direto com o 911, que equivale ao nosso 190 ou seja a polícia. Se você inadvertidamente apertar o mesmo, o rádio se desliga e em alguns instantes você ouvirá a voz da atendente. Para evitar este problema que pode até mesmo se transformar em multa, verifique se o seu veículo tem o dito botão e não aperte ele de jeito nenhum, a não ser é claro que você esteja numa situação de emergência. Para ajudar a identificar o tal botão, coloquei algumas fotos que encontrei na internet, o problema é que isso não é padronizado e cada carro coloca num lugar diferente.
ABASTECENDO
Esta é na verdade uma dica! Em alguns carros americanos existe um botão de emergência. O mesmo serve para entrar em contato direto com o 911, que equivale ao nosso 190 ou seja a polícia. Se você inadvertidamente apertar o mesmo, o rádio se desliga e em alguns instantes você ouvirá a voz da atendente. Para evitar este problema que pode até mesmo se transformar em multa, verifique se o seu veículo tem o dito botão e não aperte ele de jeito nenhum, a não ser é claro que você esteja numa situação de emergência. Para ajudar a identificar o tal botão, coloquei algumas fotos que encontrei na internet, o problema é que isso não é padronizado e cada carro coloca num lugar diferente.
ABASTECENDO
Nos EUA
os postos são self-service, assim sendo somos nós quem abastecemos o veículo.
Parece simples, mas para não pagar mico vão algumas dicas: a mangueira é curta,
portanto veja sempre onde fica o bocal de abastecimento do veículo para que
estacione com o mesmo voltado para a bomba. Se ficar ao contrário, a
mangueira não vai chegar lá. Estacionado, veja o número de sua
bomba "pump number" e se dirija ao caixa. Informe ao
mesmo a bomba e o quanto de dinheiro você quer colocar. Você pode pagar
com Travel Cheque, Visa Travel, dinheiro ou cartão de crédito. Em geral existem três
mangueiras de combustível, você deve usar sempre a que está escrito "regular-unleaded".
Caso encha o tanque e ainda sobre crédito, basta ir ao caixa novamente que ele
te devolve o valor. É só falar “change pump number” e o número de sua bomba.
Acima podemos ver uma bomba com 3 mangueiras. Basta escolher a que tem a gasolina Regular.
Agora temos a bomba com apenas uma mangueira. Neste caso você seleciona o combustível desejado apertando o botão amarelo correspondente. Lembro que gasolina Unleaded é o mesmo que gasolina Regular.
Por fim
temos a bomba com duas mangueiras. A da esquerda é de Diesel e a da direita de
gasolina. Para utilizar a bomba de gasolina é o mesmo procedimento já citado
para a bomba com uma mangueira.
Quem
dirige no Brasil dirige tranquilo por lá. Vocês irão encontrar motoristas
educados, que respeitam a sinalização, os pedestres e os outros ao redor. O
importante é dirigir igual a eles, respeitando todas as placas e regras de
condução, essa é a parte mais importante de todas! Lembrem-se de que lá, quando
ocorrem acidentes as multas e indenizações são milionárias e as leis são pra
valer! Multa é paga na hora, quando não tem dinheiro eles aceitam cartão e
se a coisa é mais pesada você tem de ir ao juiz para que o mesmo determine sua
pena. Tudo rápido! Portanto atenção é a palavra chave! Ah e pra quem acha que
se for multado por um radar vai escapar da multa por morar no Brasil, lembre-se
de que a locadora tem seu cartão de crédito, portanto você receberá em sua casa
na conta do seu cartão a multa correspondente, pode ficar tranquilo quanto a
isso.
A
diferença principal entre o modo de dirigir do brasileiro e do americano é a
seguinte: lá o carro é considerado uma arma. No Brasil as pessoas param para os
carros, nos EUA os carros param para as pessoas. É preciso tomar muito cuidado
porque a pessoa abaixa a cabeça e atravessa a rua. Se você atropelar alguém é
cadeia certamente, sendo você brasileiro ou americano, não importa.
Seguem algumas
regras e dicas de trânsito para evitar problemas e micos:
- Ande devagar, nada de pressa. Primeiro que estamos de férias e segundo que lá temos de seguir todas as leis de trânsito existentes, portanto atenção a todo instante. Modo educação máxima ligada: dar preferência, dar passagem, parar para pedestre, ligar seta, andar devagar.
- Você tem de se posicionar corretamente nas faixas! Num cruzamento por exemplo, a faixa da esquerda é pra quem vai entrar à esquerda, a do meio para quem vai em frente e a da direita para quem vai entrar à direita. Uma vez nelas, não se pode trocar de faixa. Também não se pode trocar de faixa em meio a um cruzamento. Troque de faixa antes ou depois do cruzamento, nunca no meio dele. Isso é muito importante, pois lá eles dirigem respeitando ao máximo essa regra e se você se posiciona erroneamente e tenta fazer a conversão errada não somente vai ouvir buzinas como pode receber uma multa.
Muito importante! Observem os carros da situação 1. Se os dois saírem ao mesmo tempo, estarão quase em vias de se chocar, correto? Pois bem, já passei por isso e ocorre principalmente quando o cruzamento tem um semáforo. Neste você vai ver uma placa "Left Yeld on Green". Significa que o carro da outra faixa tem preferência de passagem! Logo você tem de esperar que eles passem para poder seguir adiante, mesmo com o sinal VERDE para você. Na verdade o sinal abre tanto para você como para ele ao mesmo tempo.
Mais exemplos de respeito às faixas. O carro amarelo que está na faixa do meio só poderia continuar o seu trajeto, sem fazer nenhuma conversão, já os outros dois carros podem fazer a conversão normalmente. Um detalhe da situação 6 é que na faixa do meio também é possível fazer a conversão à direita, basta observar a sinalização horizontal.
Um exemplo clássico que se vê muito na Flórida. Na faixa do meio (7) é possível fazer conversão à esquerda ou direita, mas observe que após a conversão os carros não podem escolher qualquer faixa. O azul obrigatoriamente na conversão à esquerda tem de ficar na faixa mais à direita e o branco na faixa mais a esquerda (observem as setas).
Seguem
mais exemplos abaixo, observem as setas:
- Num sinal, se você vai entrar à direita num cruzamento, mesmo que o sinal esteja fechado para você é permitido fazer a conversão caso não tenha carros ou pedestres. Isso só é proibido se tiver uma placa escrita "No Turn on Red". Mas muito cuidado, pois como o sinal está fechado para você pode ter um pedestre atravessando ou um carro passando. Portanto se for passar o sinal, preste muita, mas muita atenção mesmo! Em Nova York, especificamente, essa regra não vale! O sinal fechou tem que parar, só que sempre que for virar a direita, mesmo com o sinal aberto para você, cuidado com os pedestres, pois o sinal também abre para eles e eles tem preferência sempre!
Placa que indica a proibição de virar à direita quando o sinal está fechado.
- Quando ver uma placa "Stop", pare o carro mesmo! Pare completamente mesmo que você veja que não tem ninguém, mas pare! Não é diminuir como fazermos aqui não!!! É parar de verdade! Imobilizar o veículo. Alguma dúvida ou tenho de escrever de novo que tem de PARAR? E mesmo se o carro a sua frente parou e você também, quando ele sai você não pode sair atrás dele sem parar. Avance um pouco até a faixa e pare novamente. O carro de trás faz a mesma coisa.
- Num cruzamento de 4 vias sem sinal você deve parar e a preferencial não é de quem está à direita e sim de quem chegou primeiro. Isso aí! Eles decoram quem chegou primeiro. A cena é a seguinte, um carro se aproxima e como tem uma placa de "Stop" ele pára, aí vem outro carro do lado oposto e também pára, se aproxima um cara do lado esquerdo e depois outro do direito e todos então param. Aí finalmente o primeiro que parou segue, depois o segundo e assim por diante, simples assim.
- Pedestre atravessa na faixa e fora dela numa boa, portanto atenção a eles! O cara fez menção de que vai atravessar, pare!
- Ônibus escolar (aqueles dos filmes, pintados de amarelo) e ruas que cruzam escolas são um capítulo à parte. Quando você ver um desses dois fique atento, mas é atento mesmo!! Quando um ônibus escolar parar para apanhar ou desembarcar estudantes, todos os carros que estiverem na mesma rua devem parar nas duas mãos! Só pode voltar a andar quando o ônibus recolher o sinal de “Stop”, parar de piscar as luzes e começar a se movimentar. Não seguir essa regra não resulta só em multa, portanto atenção e cuidado! Para exemplificar melhor, na imagem abaixo na situação 1 de pista com mão e contramão, ambos os carros devem parar. Na situação 2, múltiplas pistas, mas sem divisão física entre elas, todos os carros devem parar. Na situação 3, como existe uma divisão física na pista (terra, grama ou barreira), apenas os carros atrás do ônibus são obrigados a parar, mas os da outra via devem prosseguir com cuidado.
- Perto das escolas existe uma placa com luzes amarelas no topo. Quando as luzes estiverem piscando (horário de entrada e saída das escolas) tem que se reduzir a velocidade para 20 milhas por hora. Nestes pontos existe fiscalização pesada para garantir a segurança das crianças.
- Nas grandes avenidas existem pistas centrais separadas por faixas amarelas. Essas pistas servem para entrar a esquerda ou para fazer retorno. Jamais usar essa pista central para ultrapassagem ou você pode levar uma tremenda multa.
Exemplo
de pista central entrar para entrar a esquerda.
Exemplo
de pista central para retorno. Para retornar é necessário encontrar o local em
que a faixa divisória termina e aí sim é permitido o retorno. Observar ainda as
placas que indicam o fim da divisão entre as pistas “End Divided Road” e a liberação para o retorno “U-Turn OK”.
- Se perder uma entrada ou conversão nada de ligar o pisca e sair cortando todo mundo pra consertar, aceite seu erro e lá na frente faça o retorno corretamente, melhor do que levar uma multa.
- Sempre que mudar de faixa, lembre de sinalizar! Aliás, sinalizar é a palavra chave. Quem não se lembrar desse detalhe pode levar uma multa ou uma buzinada (eu levei!).
- Numa autopista, diferente do Brasil, quem está na faixa da direita deve ajudar quem está entrando na pista, seja diminuindo a velocidade ou mudando de faixa. Apesar de você ter a preferência, isso não te exime de ser educado, é lei. Portanto facilite pra ele.
- Os limites de velocidade na Flórida são os seguintes: 55-70 mph (90-105 km/h) nas rodovias; 20-30 mph (32-48 km/h) nas áreas residenciais e 15 mph (24km/h) em áreas próximas a escolas. Observe que na Interestadual você pode ser multado por transitar abaixo da velocidade mínima! Não se preocupem com a conversão de milhas para quilômetros, o importante não é a escala e sim o valor absoluto, então se a velocidade é de 70 mph, mantém o ponteiro nele e pronto!
- Caso comece a chover é obrigatório manter os faróis acessos, mesmo de dia. Alguns carros já ficam com o farol acesso o tempo todo automaticamente.
- Para estacionar verifique se a vaga escolhida está designada por faixas brancas no chão. Jamais estacione em locais marcados por linhas azuis, por placas indicando "Tow Away Zone" e "Disabled - Handicapped" (são vagas exclusivas para deficientes).
- Caso tenha estacionado num local pago, observe de que tipo ele é: parquímetro, "Pay and Display" ou por tempo determinado. Se for parquímetro você deve colocar as moedas no aparelho de acordo com o período que pretende deixar o carro estacionado (em geral aceitam somente moedas de US$0,25). Caso o dispositivo seja "Pay and Display" você deve depositar o valor desejado e colocar o recibo impresso no pára-brisa do seu veículo e se a vaga for gratuita por prazo determinado, geralmente de 30 minutos ou 1 hora, obedeça!
- Se você estiver dirigindo na faixa da direita (a que fica próxima ao acostamento) e verificar que uma viatura policial está estacionada no acostamento após parar outro veículo, você deve diminuir sua velocidade e trocar de faixa sinalizando e passando para a faixa mais a esquerda, afastando-se do acostamento! Caso não faça isso, o policial pode se sentir “ameaçado” por seu carro passar próximo a ele e solicitar que outra viatura te intercepte e aplique a multa cabível. Este procedimento de se afastar do acostamento tem por objetivo preservar a vida e a segurança do policial.
- Se você estiver dirigindo na faixa da direita (a que fica próxima ao acostamento) e verificar que tem um ciclista andando próximo ao acostamento você deve diminuir sua velocidade e ultrapassá-lo com uma distância mínima de 1,5 metros! Caso não faça isso e o ciclista se sinta “ameaçado” por você ter passado próximo demais dele, o mesmo pode anotar sua placa e encaminhar a mesma à polícia! A multa é certa! Essa lei já está valendo ao menos no estado da Pensilvânia, mas pude ver várias ciclovias próximas a Tampa e é bem possível que a regra seja a mesma.
SINAIS DE TRÂNSITO
Passagem de trem à frente.
Exemplo de placa de limite de velocidade
Veículo Lento.
Semáforo ou sinal de parada à frente.
Passagem preferencial à frente.
Luz vermelha piscando indica que você deve parar o carro e após isso, caso a pista esteja livre de pedestres e carros, pode avançar continuando seu trajeto.
Luz amarela piscando é igual aqui. Você deve diminuir a marcha e avançar com cuidado, prestando atenção a pedestres e carros.
Este sinal indica que você pode virar a esquerda quando o sinal ficar verde, mas deve dar preferência a outros carros que venham do sentido oposto. Isso quer dizer que o sinal abre para você e para os carros do sentido oposto, só que eles podem cruzar a sua faixa e aí você tem de esperar eles passarem para poder virar a esquerda.
Luz vermelha acesa ao mesmo tempo que a seta verde, indica que você pode prosseguir com cuidado no sentido da seta, dando a preferencial aos outros carros e pedestres.
Indica que há cascalho na pista.
Indica que há uma depressão adiante.
Indica que há pista com piso menos consistente adiante (areia, lama, etc).
Estreitamento de via adiante.
Fim do asfalto adiante.
Pista com ranhuras à frente.
Indica que há uma lombada adiante.
Estrada áspera.... seja lá o que isso queira dizer.
Fim de faixa, passe para a esquerda.
Usada em pistas de acesso às autopistas. Esta placa é acompanhada de luzes amarelas piscando em cima e abaixo dela. Deve-se observar o sinal vermelho ou verde que indica se você pode entrar ou não na autopista.
Curva acentuada à direita. Reduza velocidade.
Proibido ultrapassar.
Quem estiver na faixa da direita é obrigatório a virar à direita.
Todos os motoristas devem formar uma fila única à esquerda.
Indica que quem estivar na faixa da esquerda tem
obrigatoriamente que virar a esquerda. Quem está na faixa da direita pode ir
direto ou virar a esquerda.
Contra mão.
Caso seja um X branco ou vermelho, indica que não se deve circular na faixa em questão. Deve-se mudar para outra faixa imediatamente. Caso seja amarelo saia da faixa também, pois ele irá mudar em breve para vermelho.
Exemplo
de pista central que pode mudar o sentido de acordo com a necessidade. De
preferência não entrar nela de forma alguma, mesmo que sinalizada.
Exemplo
de fim de pista. A pista à direita irá terminar em 1/4 de milha servindo para
uma saída. Você deve permanecer nela caso queira sair da via ou deve passar
para a faixa a esquerda caso negativo. Observar que a faixa branca no chão é
mais grossa e isso também indica que a faixa irá terminar.
Existem
também outras formas de se indicar o fim de faixa, como placas indicativas e
sinais horizontais.
ASSALTOS
PLANOS DE ALUGUEL
Nas locadoras é importante observar a questão do seguro! Recomendo sempre que façam a cotação com os seguros CDW e LDW inclusos. Além dos seguros é possível incluir como opcional o segundo motorista e o tanque extra. Acho o tanque
extra interessante, pois com ele não precisa devolver o carro com o tanque cheio. Posso assegurar que é um stress a menos.
Lembro que o motorista principal é o cara que
apresenta o cartão de crédito na hora de pegar o carro, ok?
CARROS
São um
sonho à parte. Preparei uma lista para ajudar na escolha. Claro que a depender de quando se vá é possível que o modelo apresentado já não esteja valendo, mas com
certeza ele será substituído por um modelo equivalente. Para compreender
melhor, cada classe possui um modelo padrão que é o que possivelmente será
alugado, mas existe a possibilidade de pegar outro modelo de mesma
classificação, por exemplo: se na lista aparece o Toyota Corolla pode ser ele, que é o principal, ou um substituto como o Honda Civic, Chevrolet Vectra, Chrysler 200, Volkswagen Jetta, Kia
Cerato, etc.
Dizem que o
menor veículo tem o tamanho aproximado do corsa (acho que é lenda, pois se
existe Corsa por lá não vimos nenhum) e o maior é maior do que qualquer SUV que você já tenha visto aqui no Brasil!!
Todos eles têm câmbio automático e vários opcionais. Nada que se compare aos
nossos carros, podem ter certeza. Na escolha lembrem-se de que na volta as compras ocuparão um bom lugar no carro, portanto o mesmo terá de comportar os passageiros e suas malas!!! Para que vocês pensem direito,
lembrem que no mínimo cada pessoa pode ter duas malas grandes e uma pequena,
imaginem agora que em cada veículo vão apenas 4 pessoas, só aí vocês teriam 8
malas grandes e 4 pequenas para colocar nesse carro.... Vai caber?
A vantagem da minivan é ter muito espaço
para as malas, pois os bancos do fundo podem ser rebatidos. Confirmamos isso na
prática, pois com 5 pessoas rebatemos dois bancos no fundo, couberam 10 malas e
ninguém ficou com mala embaixo do pé ou no colo! Outro carro sugerido é o SUV,
pois também tem um bom espaço para a bagagem.
Classe Economy
Chevrolet
Aveo
Li que esse carro substituiu nos EUA o Corsa. Se observarem bem verão que ele muito parecido com o Agile ou o Sonic da Chevrolet.
Classe
Compact
Nissan Versa
Esse tem por aqui, só que o nome é diferente.
Ele é o nosso Nissan Tiida.
Classe
MidSize
Toytota
Corolla
Além do Corolla, temos também no MidSize o Focus
Sedan, o GM HHR (que segue abaixo) e até mesmo o Volkswagen New Bettle (novo
fusca). Acho que esse último não tinha nada a ver com essa classe, mas tava lá.
Classe
MidSize
GM HHR
Esse carrinho estilo retrô é muito visto por lá.
Simpático e econômico, mas não é muito espaçoso apesar de parecer uma perua,
pois o porta-malas dele é curto e o piso é muito alto. Nele cabem apenas duas
malas grandes no fundo.
Classe
Standard
Ford
Fusion
Enquanto que aqui o Ford Fusion é carro de barão, lá ele é o carro de
aluguel standard dos americanos!
E pensem ainda que ele é considerado um sedan
médio.
Classe
FullSize
Chevrolet
Impala
Esse aqui é o sedan grande deles!!! Para
comparar, acho que seria algo do tamanho do Chevrolet Ômega ou Ford Mondeo.
Classe
Premium
Buick
Regal
Para quem quiser um sedâ um pouco mais luxuoso (como se os carros que apareceram até agora não fossem luxuosos) você pode escolher a classe premium. Segue o modelo correspondente.
Classe
MidSize SUV
Ford
Escape
Esse Ford Escape seria o equivalente ao nosso Ford
Eco Sport, com a diferença de ser bem maior! Acho que equivale em tamanho ao
nosso Captiva da Chevrolet.
Classe
Standard SUV
Grand
Cherokee
O Cherokee é o SUV padrão deles, quem diria né?
Aqui ele é o nosso SUV de sonho, carro de alto luxo para poucos. Lá é para
todos... Olha a chance de dirigir um!!
Classe
Minivan 7 lugares
Dodge
Grand Caravan
Essa eu digo, é fantástica! Confortável, enorme,
luxuosa. Carrão mesmo! Cabem 7 e ainda sobra lugar para malas no fundo. Se
rebater alguns dos bancos traseiros então haja espaço! E ainda tem lugar para
bagagem no piso do carro, onde cabem até duas mochilas!
Classe
Minivan 7 lugares
Kia
Sedona
Essa é tão grande quanto a Dodge Grand Caravan,
mas nos pareceu um pouco mais espartana e não sei se tem espaço abaixo do piso.
Classe
Minivan 8 lugares
Toyota
Siena
Essa é a atual rainha das minivans, pois comporta até 8 pessoas, mas é
um 8 meia boca, pois se vocês prestarem atenção no banco que fica bem no meio,
no centro, só cabe uma criança pequena.
Caso não se use os bancos traseiros, o espaço para malas aumenta
enormemente.
Dizem também que ela é mais econômica do que a
Grand Caravan, pena que o preço também é maior.
Classe
Fullsize Crossover
Dodge
Journey
Esse é o SUV grande deles. Comporta até 5 pessoas mas o bagageiro é gigante!
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !!!!
ResponderExcluirBem nunca vi um post tão completo como este, tem tudo o que se precisa para ir para EUA e alugar um carro. Parabéns
ResponderExcluirNossa, perfeito, parabéns e muito obrigada! Ana
ResponderExcluirExcelente POST. Verdadeira referência! Obrigada por compartilhar isso com todos que tem interesse em viajar!
ResponderExcluirNossa MUITO bom amei!!!
ResponderExcluirObrigada!!!
Parabéns,excelentes dicas, já estamos ansiosos!
ResponderExcluirMuito obrigado!!!
Parabéns. Ótimo trabalho e podem ficar certos que a paciência necessária para fazer este POST está sendo recompensada pela gratidão e elogios de todos que aqui estão sendo beneficiados com esta iniciativa. Tenho certeza que será muito útil para milhares de pessoas. Muito obrigado.
ResponderExcluirParabéns pelo post. Super completo.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho! Completo e dedicado. Muito obrigado por compartilhar seus preciosos conhecimentos!
ResponderExcluirParabéns por todo o conteúdo do site. Realmente está completo. Parabéns pela dedicação e atualizações que proporcionam informações muito relevantes para os interessados.
ResponderExcluirObrigado. Em março estou indo,sou atraído à andar de carros, sempre é esta minha primeira opção, porém, nunca andei nos EUA, ótima dicas. VALEU! Homero Cesar.
ResponderExcluirExcelente conteúdo. Um verdadeiro serviço publico (disponível para todos) de qualidade. Parabéns!!!
ResponderExcluirExcelente. As informações foram muito úteis para nossa viajem. Já indiquei para dois amigos.
ResponderExcluirParabéns pelas informações.
ResponderExcluirCom certeza, muito úteis.
Estaremos lá no próximo dia 12/7 e o que li me esclareceu muito.
Obrigado.
Cara, que post ótimo! Você está de parabéns! Com certeza você contribuiu para um mundo melhor, porque ajudou as pessoas que precisam. Continue assim! :)
ResponderExcluirParabens pelo post.
ResponderExcluirPost show, o dólar que poderia estar igual à época que escreveu, rsss.
ResponderExcluirParabens pelo post! Deve ter dado o maior trabalho para você. Sua dicas são muito valiosas. Obrigado pelo seu amor ao próximo!
ResponderExcluirPerfeito! Parabéns pelo blog! Tenho pesquisado bastante e não tinha visto um blog com tantas informações importantes e tão detalhadas, principalmente no que diz respeito às dicas de trânsito, placas, sinalizações, etc. Obrigada!!
ResponderExcluirInformações muito úteis para quem quer dirigir nos EUA!
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